MAIS UM PRÉMIO PARA UMA ALUNA DA NOSSA ESCOLA

A aluna Isabela Quadrado recebeu o 3º prémio no concurso  nacional de Textos de Amor 2017, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa.  De referir que é a primeira vez que participantes das regiões autónomas são distinguidos com prémios.

Como referimos no nosso blogue, em fevereiro este  concurso promovido pelo Museu Nacional da Imprensa,  procurava encontrar textos de amor originais e tem vindo a decorrer anualmente desde 2001. Nas nove primeiras edições contou com a participação no júri do escritor Manuel António Pina. 

 textosdeamor 

Para saber mais aceda à página  http://www.museudaimprensa.pt/?go=noticias#anchor2328

Parabéns à Isabela. Continuação de bom trabalho.


Clube Europeu da Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Criado a 25 de outubro de 2017

Coordenador: Rui Quadrado

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Podem aderir ao Clube todos os alunos e professores que frequentem a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, desde que cumpram o respetivo regulamento.

 

PEDE NA REPROGRAFIA DA ESCOLA A TUA FICHA DE INSCRIÇÃO E ENTREGA-A PREENCHIDA E ASSINADA AO PROFESSOR RUI QUADRADO OU AO SENHOR GUALTER DA REPROGRAFIA

Nota: No âmbito das diversas atividades do Clube Europeu da EBS de Santa Maria, poderão ser captadas e divulgadas imagens (fotografias e vídeo) dos alunos envolvidos nessas atividades. As imagens poderão ser divulgadas na internet, redes sociais e televisão. A inscrição no Clube Europeu da EBS de Santa Maria pressupõe, por isso, que todos os envolvidos têm conhecimento deste facto e que os encarregados de educação ou representantes legais dos alunos participantes consentem a recolha e utilização de eventuais imagens dos respetivos educandos.

PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018

- Participação em programas e projetos europeus:

ü  Parlamento dos Jovens;

ü  Concurso Euroscola;

ü  Concurso Dia da Europa;

ü  Concurso dos Clubes Europeus.

- Celebração de datas:

ü  9 de maio – Dia da Europa.

- E outras atividades relacionadas com os objetivos e linhas orientadoras do Clube.

Nota: Também podes obter informações na página do facebook do Clube Europeu da EBS de Santa Maria.


thanksgiving2017


Halloween 2017 /2018

 

No dia 31 de outubro, o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrou o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes, símbolos, filmes, músicas, “barraquinha” com doces e salgados ornamentados à época, da responsabilidade dos Finalistas, dramatização de um conto dinamizado pela Biblioteca escolar, A Bruxa Mimi e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Após apreciação pelo júri foram premiadas as seguintes abóboras:

Quadro Classificativo

1º Ciclo

1º Lugar: João Costa             EB/JI do Aeroporto (3º ano)

2º Lugar: João Costa             EB/JI do Aeroporto (1º ano)

3º Lugar: Sabrina Duarte        EB/JI do Aeroporto

 

2º Ciclo

1º Lugar: Samuel Sousa, Bernardo Resendes e Margarida Reis do 6º B e D

2º Lugar: Pedro Barbosa do 5º C

3º Lugar: Daniela Correia do 6º C

 

3º Ciclo:

1º Lugar: Joana Freitas do 7º C

2º Lugar: Andreia Sousa e Rute Andrade do 9º B

3º Lugar: Pedro Ferreira do 9º A

 

Prémios de originalidade:

  •  Luana Chaves da Escola do Aeroporto
  •  Simão Costa do 5º A

hallowen2017


“Feira das Sopas”

No dia 13 de outubro de 2017, realizou-se na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, a “Feira das Sopas”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Os principais objetivos desta atividade foram promover o consumo de sopa e desenvolver hábitos de uma alimentação saudável na comunidade mariense.

Para a realização desta atividade foi essencial o contributo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que contribuiu com diversos materiais essenciais à realização desta Feira e participou com Sopa de Cenoura e Canja de Galinha; do Curso Profissional de Gestão com Sopa da Folha de Batata Doce; da Associação de Pais do 2º e 3º ciclos com Sopa de Grão de Bico com Chouriço; da Associação Salvaterra com uma Sopa de Chícharos; da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria que participou com a Sopa de Ervilha e Frango; do Ginásio Akrobat com a Sopa de Tomate; do Recolhimento de Santa Maria Madalena com a Sopa de Ovo; da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto com Creme de Ervilha; do Regimento nº2 – Destacamento de Santa Maria - com uma Sopa de Peixe e a turma da UNECA com uma Sobremesa Saudável (gelatina e iogurte).

Os restaurantes que participaram foram o Bar dos Anjos com a Sopa de Fava; Os Marienses com a Sopa Juliana; O Pipas com Sopa de Cenoura; o Tropical Fast Food com o Creme de Cenoura; Mesa d´8 com a Sopa de Legumes e Moon Light com a Sopa Ministroon.

A Junta de Freguesia de Vila do Porto cedeu material de hotelaria (pratos e terrinas) necessários à realização do referido evento.

A Câmara Municipal de Vila do Porto cedeu as mesas de piquenique e o autocarro, o que permitiu a vinda dos alunos do 1ºciclo da Freguesia de Santo Espírito à Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

As Escolas do JI/1ºciclo do Aeroporto, de Almagreira, São Pedro e Vila do Porto comemoraram o Dia da Alimentação nas suas instalações.

Além destas parcerias essenciais à realização do evento, foi importante o contributo de vários docentes, funcionários e alunos que participaram na dinamização da Feira das Sopas.

A equipa agradece a todas as instituições, restaurantes, funcionários, professores e alunos que colaboraram na realização deste evento, e ao Conselho Executivo que acarinhou a iniciativa, prestando apoio e uma grande abertura na organização e nos pedidos solicitados, não colocando qualquer tipo de obstáculo.

FeiraSopas2017 

 


Aluna da EBS Santa Maria conquista

2.º lugar no concurso literário nacional “A Ética na Vida e no Desporto”

Isabela

                                              

A aluna Isabela Quadrado, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, classificou-se em segundo lugar na V edição do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto”,  promovido pelo Instituto Português do Desporto e  Juventude.

Este ano, pela primeira vez, um aluno dos Açores viu a sua participação ser premiada neste concurso que se destina a alunos do ensino secundário e visa estimular a produção de trabalhos escritos relacionados com a Ética na Vida e no Desporto, galardoando aqueles que apresentam melhor qualidade.

O concurso literário integra-se nas atividades dinamizadas no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, do qual a Direção Regional do Desporto é um dos parceiros institucionais para a sua implementação, e conta com o apoio do Jornal Desportivo “A Bola”, da Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar, da Direção - Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e do Comité Olímpico de Portugal.

Isabela Quadrado irá receber o galardão na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, nas instalações do Jornal “A Bola”, em Lisboa, numa cerimónia em que estará presente o Diretor Regional do Desporto, António Gomes.  (Fonte: GaCS/DRD)


Informação: calendário escolar

1.° período: de 13 de setembro a 15 de dezembro
2.° período: de 3 de janeiro a 23 de março
3.° período: de 9 de abril a:
                        6 de junho - para o 9.°, 11.° e 12.° ano
                        15 de junho - para o 5.°, 6.°, 7.°, 8.° e 10.° ano
                        22 de junho - para o pré-escolar e 1.° ciclo

O dia 13 de setembro é o Dia do ProSucesso. As atividades letivas iniciam-se no dia 14 de setembro em todas as escolas.

Um ótimo ano letivo!

ANO LETIVO 2017/2018


MATRÍCULAS ENSINO SECUNDÁRIO

Informamos os pais, encarregados de educação e alunos que as matrículas para o ensino secundário decorrerão nos dias 10 e 11 de julho, das 9H30 às 12H00 e das 14H00 às 16H00, na sala de alunos da Escola Bento Rodrigues.


Alunas da Escola Básica e Secundária de Santa Maria são as vencedoras do concurso regional multimédia do Dia Da Europa 2017

A equipa mariense 'European Girls', constituída por Cristina Costa Moura, Isabela Luna Raposo Quadrado e Joana Moura Lisboa, sob a coordenação do professor Rui Quadrado, venceram o concurso multimédia 2017 do Dia da Europa.

Os elementos da equipa premiada tiveram a oportunidade de visitar as principais atrações turísticas da cidade de Barcelona, como o Aquarium, o Estádio Olímpico, a Basílica da Sagrada Família ou a Casa Batlló e La Pedrera de Gaud.

Muitos parabéns!  


 FIRST LEGO LEAGUE

lego

lego1

Muitos parabéns!


A Escola Básica e Secundária de Santa Maria convida toda a comunidade escolar a estar presente na comunicação de D. Ximenes Belo sobre Direitos Humanos e Igualdade.

DXimenesBelo


Olimpíadas da Física

No dia 29 de abril, a escola participou na fase regional das Olimpíadas da Física, que decorreu na Universidade dos Açores, tendo sido representada pelos alunos Diogo Babo (9.ºA), Joana Araújo (9.ºA) e Pedro Amaral (9.ºB), acompanhados pela docente Maria Natália Sousa. Devido ao empenho e dedicação dos alunos, esses alcançaram com todo o mérito, o primeiro lugar no escalão em que participaram. Desde modo, irão representar a Região dos Açores, na fase Nacional, que decorrerá nos dias 2 e 3 de junho, em Lisboa.

A escola está de parabéns.


youngbi

Durante os últimos meses, os nossos alunos do ensino profissional de Gestão estiveram a competir com equipas de várias regiões nacionais, ficando apuradas 2 equipas para a final Nacional do Concurso Young Business Talent.

Nesta fase final, a realizar-se no dia 8 de maio, na cidade do Porto, participarão as 75 melhores empresas do país.

As duas equipas que nos representarão são: Marienses V2, constituída por Sara Freitas, Micaela Vieira e Júlio Maciel, e 4ThPower, constituída por Micaela Santos, Maria João Monteiro, Mafalda Melo e Alexandre Madeira.

A nossa participação conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, da Direção Regional da Juventude, através do programa Bento Gois, da empresa Ilhas de Valor, SA.


youngbi

No âmbito da participação dos alunos do curso profissional de Técnico de Gestão, na final nacional do concurso Young Business Talent, foi organizado um sorteio para angariação de fundos que se realizou no dia 3 de maio, na sala E5, com os alunos do curso, no site RANDAM.ORG.

Agradecemos às empresas Cabeleireiro Miranda, Clarisse Lima Make-Up Artist, Dream Nails e, também, da professora Gabriela Barata, que colaboraram com os prémios para o sorteio.

Os números sorteados:

1º Prémio –  602 (um voucher oferta de 20€ Cabeleireiro Miranda)

2º Prémio – nº 276 (um voucher oferta – maquilhagem Clarisse Lima Make-Up Artist)

3º Prémio – nº 776 (Voucher oferta Dream Nails)

4.º Prémio –  nº 214 (Desantamaria - Sabonetes Naturais Artesanais)

 


Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, celebra-se mais um Dia da Simpatia. Esta atividade é uma iniciativa do grupo de Filosofia e conta com a entrega de prémios dos mais simpáticos da nossa escola e com a animação do grupo musical Bei Credo. Venha assistir à cerimónia, a partir das 10:30, na sala dos alunos.


No dia 8 de março de 2017, decorreu, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, o workshop – Integração das ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo.
A iniciativa partiu do professor Agostinho Azevedo e teve uma apreciável adesão do grupo docente, não só por ser uma temática atual, mas também por permitir conhecer um conjunto de ferramentas extremamente versáteis de suporte à prática letiva. O formador referiu que o empenho e a motivação dos envolvidos foram notórios e apercebeu-se da desmistificação daquele preconceito em relação à evolução e uso/aplicação de novas ferramentas no processo de ensino aprendizagem.


PRÉ-REQUISITOS 2017 - INSCRIÇÕES

Para conhecimento de V. Exª e da mais ampla divulgação junto dos alunos candidatos ao ensino superior em 2017, informa-se que a inscrição nos pré-requisitos se encontra a decorrer até ao dia 10 de março p.f., estando disponível, para consulta, o cronograma das ações, o mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos na página da Direção Geral do Ensino Superior em http://www.dges.mec.pt/guias/preq.asp
Sendo os pré-requisitos da responsabilidade dos candidatos, os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.


Provas de Ingresso – Curso de Educação Básica

Em virtude de estarem a decorrer as inscrições para a 1.ª fase de exames, informa-se que, para o ingresso no 1.º ciclo de estudos do curso de Educação Básica, a partir da candidatura de 2017, inclusive, são exigidas as provas de ingresso das áreas de Português e de Matemática.

Para o efeito, a prova de ingresso da área de Português realiza-se através do exame nacional do ensino secundário de Português (código 639) e a prova de ingresso da área de Matemática exigida é a provade Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), que se concretiza através de um dos seguintes exames nacionais: Matemática A (código 635), Matemática B (código 735) ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (código 835).

Aproveita-se para informar que a presente informação se encontra disponível para consulta no Portal da Educação emhttps://www.edu.azores.gov.pt

Conforme decorre do acima referido, o elenco das provas de ingresso obedecerá às seguintes combinações possíveis:

ingresso 


exame1


VENCEDORES DO CONCURSO DE VÍDEO PROSUCESSO - O QUE É PARA TI A ESCOLA?

De entre as trinta e três candidaturas que deram entrada na Direção Regional da Educação (26 do escalão A - 3.º ciclo ou equivalente - e 7 do escalão B - secundário ou equivalente), a nossa escola foi a vencedora do escalão B.

Os alunos vencedores são: Isabela Luna Raposo Quadrado, Joana Moura Lisboa e Talia Dias Batista Machado, do 10.º ano de escolaridade.

 Entrega de prémios 

video1

Muitos parabéns aos vencedores!


treino


InternetSegura


VideoCPauloAfonso


Informa-se os pais e encarregados de educação que a entrega de avaliações do 1.º período, das várias escolas, decorrerá nas seguintes datas:

 

EB/JI Aeroporto – Dia 16/12/2016, às 18H30

EB/JI Almagreira – Dia 19/12/2016, às 11H00

EB7JI D. António Sousa Braga – Dia 17/12/2016, às 9H30

EB/JI São Pedro – Dia 19/12/2016, às 10H30

EB/JI Vila do Porto – Dia 17/12/2016, às 12H00

EB 2,3/S Bento Rodrigues – Dia 19/12/2016, às 17H00

 

O Conselho Executivo aproveita para desejar a todos umas boas festas.


Informa-se que na página da Internet do IAVE, (http://provas.iave.pt/np4/alunos_ee/)já se encontram publicadas informações gerais para professores, alunos e encarregados de educação sobre as provas de avaliação externa – provas de aferição, provas finais e exames nacionais - a realizar em 2016/2017.


thanksgiving1



videoconferencia


O Conselho Executivo informa que amanhã, dia 18 de novembro, durante o período da manhã, irá decorrer, na Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues, um exercício de simulação do Plano de Segurança Interna da escola, tendo como cenário a ocorrência de um abalo sísmico. Apelamos à vossa colaboração e lembramos que devem respeitar todos os procedimentos e as indicações dadas pela equipa coordenadora e pelas autoridades.


DiaCCINSCRIÇÃO

1)Sugere-se que os elementos da equipa não sejam todos do mesmo ano.



 thanksgiving

 

Halloween 2016 /2017

No dia 27 de outubro, o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrou o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes, símbolos, filmes, músicas, “barraquinha” com doces e salgados ornamentados à época, da responsabilidade dos Finalistas, dramatização de um conto dinamizado pela Biblioteca escolar, A Bruxa Mimi e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Após apreciação pelo júri foram premiadas as seguintes abóboras:

Quadro Classificativo

1º Ciclo

1º Lugar: Margarida Freitas            EB/JI do Aeroporto

2º Lugar: Luana Chaves                 EB/JI do Aeroporto

3º Lugar: Diogo Resendes              EB/JI do Aeroporto

 

2º Ciclo

1º Lugar: Daniela Correia do 5º C

2º Lugar: Rita Botelho, Maia Ramos Bruna Sousa e Raquel Ferreira do 6º C / 5ºB

3º Lugar: Matilde Andrade e Luana Braga do 5º A

 

3º Ciclo:

1º Lugar: Rute Andrade e Andreia Sousa do 8º B

2º Lugar: Pedro Cabral do 7º C

3º Lugar: Carolina Tavares e Micaela Cabral do 8º D

 

Prémios de originalidade:

  •  Eva Carvalho da Escola do Aeroporto
  •  Tiago Freitas e Beatriz Melo do 5º C
  •  Luana Quadrado do 7º B

  


Mecatronica inicio

 

HALLOWEEN 

halloween

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AnuncioCM 

Ficha de inscrição

 


Informa-se a comunidade que o ano letivo 2016-2017 iniciará da seguinte forma:

• Dia 14 de setembro - Dia ProSucesso, dedicado à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar.
• Dia 14 de setembro – Receção aos alunos do 5º ano, às 10H30.
• Dia 15 de setembro – Início da atividade letiva, conforme horários das escolas (para todos os níveis de ensino).
• Dia 15 de setembro – Cerimónia de Abertura do Ano Letivo, às 10H30, com a entrega dos prémios aos alunos de excelência.

O Conselho Executivo convida os pais e encarregados de educação a estarem presentes.


 

 À semelhança do ano letivo transato, o dia 14 de setembro, Dia ProSucesso, servirá para a divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar de cada unidade orgânica.

No dia 15 já serão desenvolvidas e observadas as normais atividades letivas em todas as turmas e anos de escolaridade.

1.º Período:
                 de 14 de setembro de 2016 a 16 de dezembro de 2016

2.º Periodo:
                 de 3 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2017

3.º Período:
                 de 18 de abril de 2017 a:

                                               2 de junho de 2017 para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos

                                               14 de junho de 2017 para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos

                                               23 de junho de 2017 para a educação pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º anos.


Interrupções letivas

      1.ª Interrupção : de 19 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017
      2.ª Interrupção: de 27 de fevereiro de 2017 a 1 de março de 2017
      3.ª Interrupção: de 3 de abril de 2017 a 17 de abril de 2017

O Conselho Executivo deseja a todos um bom ano letivo.

 

ANO LETIVO 2016/2017


 

 

 


Regata Ecológica
 regata1 regata2 

No passado dia 4 de junho, os alunos Carina Resendes, David Curado, Isabel Farinha e Maria Branco, do 6.ºA, no âmbito do projeto Eco-Escolas, participaram na “Regata Ecológica”, pelo segundo ano consecutivo. Esta atividade foi dinamizada pelo Clube Naval de Vila do Porto. Ficaram em segundo lugar da sua categoria.

Nesta atividade colaboraram as respetivas encarregadas de educação, a diretora de turma e a docente de Ciências da Natureza. Juntos, construíram uma embarcação com materiais recicláveis.

Agradecemos deste modo, às encarregadas de educação e aos Armazéns Reis, que contribuíram com material para a construção da embarcação.

 

Spelling Bee 2016
 spelling1 spelling2 
No dia 3 de junho, realizou-se o concurso "Spelling Bee", uma atividade da responsabilidade do grupo de Inglês do 2.º ciclo. Participaram no evento os alunos da turma B do 6.º ano. O vencedor do concurso foi o aluno Martim Monteiro.

 

Entrevista com o escritor moçambicano Mia Couto
 MiaCouto2

No mês de maio, os alunos das turmas 8.º A, 10.º A, B e D, e 11.º ano PROFIJ assistiram à transmissão em direto da entrevista realizada com o escritor Mia Couto, a partir da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, da ilha Terceira, inserida no âmbito do ProSucesso – Plano  Regional de Leitura.

Entrevistado pelo escritor açoriano Joel Neto, Mia Couto respondeu, na segunda parte da entrevista, a algumas questões elaboradas previamente em sala de aula nas várias escolas dos Açores.

As turmas que, na nossa escola, participaram na elaboração das perguntas foram as do 8.º C, e 10.º E e F, Curso Profissional, tendo sido selecionada a pergunta do aluno Alexandre Medeiros, da turma 10.º F, facto que agradou aos nossos alunos e professores, pois é sempre bom vermos a nossa escola a participar neste tipo de eventos.

As suas respostas foram esclarecedoras e todos nós passamos a conhecer melhor o escritor, o poeta e o biólogo que é Mia Couto. As histórias que nos contou e o que nos transmitiu sobre a sua forma de ver o mundo e a sua relação com a natureza e com os animais deixou-nos claramente mais enriquecidos.

MiaCouto3

 

Ver mais em: 

http://www.viagemdesaberes.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/viagemdesaberes.be

 

Leituras criativas 2.ª- fase 
 leiturascriativas1 leiturascriativas2 

Uma atividade de Português realizada em articulação com a biblioteca escolar.   

            No mês de maio, sob a orientação da professora Aldina Ramos, realizou-se, na BE, mais uma sessão de leituras criativas, protagonizada pelos alunos Pedro AmaralCatarina Vieira da turma 8º B, e dirigida aos alunos da turma do 7º B. Desta vez, as obras apresentadas foram Romance da Raposa do autor Aquilino Ribeiro e Uma Aventura dos Açores das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. 

O aluno Pedro Amaral apresentou a leitura do livro Romance da Raposareferindo a obra Um escritor apresenta-se para falar da biografia do autor, projetando imagens, personagens e outros aspetos da obra, fazendo a leitura dramatizada de um pequeno excerto da obra e declamando o poema “Aviso à navegação”, deJoaquim Namorado

Seguidamente, a aluna Catarina Vieira, apresentou a leitura do livro Uma aventura dos Açores, criando um percurso turístico em torno das nove ilhas dos Açores, apresentando os mais belos locais das mesmas e os seus produtos característicos, referindo em especial a ilha do Pico, por ser a paisagem ilustrada na capa do livro. 

Os alunos trocaram ideias sobre as suas experiências de leitura, como uma forma de incentivar os outros colegas a gostar de ler.

Parabéns aos nossos apresentadores!

 

VI ExpoEscola

Amanhã, dia 3 de junho, decorrerá na nossa escola a VI edição da ExpoEscola. A partir das 10H contaremos com apresentações musicais e de dança dos nossos alunos, bem como entrega de prémios. Durante todo o dia, até às 19H, estará aberta, no Bloco S, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano letivo. Visite-nos!

 

 

Visita ao Palácio da Bolsa no Porto
 11c
Os alunos das turmas 11.º C e 12.º C, do curso Profissional de Técnico de Gestão, durante a sua estadia no Porto, aquando da participação na Final do Young Business Talents, efetuaram uma visita de estudo ao Palácio da Bolsa da Cidade, onde tomaram conhecimento da história daquela instituição bem como da Associação Comercial do Porto e suas relações comerciais com o resto do mundo nos séculos XIX e XX.

 


 

Visita de Estudo à Lota de Vila do Porto
 lota1  lota2
No dia 28 de abril de manhã, os alunos do 11.ºD, do curso profissional de Gestão do Ambiente, acompanhados pelo seu professor de Conservação da Natureza, deslocaram-se ao porto de Vila do Porto para visitar a Lota, no âmbito do módulo de Recursos Faunísticos. Recebidos pelo presidente da Lota, senhor Emanuel Ricardo, e pelo senhor Bruno tiveram a oportunidade de observar e compreender o processo de conservação do pescado armazenado e verificar os critérios de comercialização do mesmo, tais como frescura, data de captura, quantidade, espécie, entre outros.
No dia 5 de maio de manhã, os mesmos alunos estiveram no mesmo local, desta vez no âmbito do módulo de Recursos Faunísticos Piscatórios, para perceberem a realidade dos recursos naturais biológicos piscatórios da ilha de Santa Maria. Agradecemos a colaboração da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, na pessoa do senhor Engenheiro Luís Rodrigues, e ao Conselheiro de Ilha, o Mestre Silvino Santos. Subindo à traineira do Mestre Silvino, logo a curiosidade dos alunos da turma se encheu de diversas interrogações que foram cabalmente esclarecidas pelo mestre e, desta forma, os conhecimentos previamente adquiridos na disciplina foram efetivamente consolidados.

 


 

Visita de Estudo a Instalações Agropecuárias
 instalacoesagropecuarias
No dia 3 de maio, entre as 10h15m e as 11h45m, os alunos do 11.ºD do curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, acompanhados do professor de Conservação da Natureza, visitaram as instalações agropecuárias do empresário Mário Batista, que amavelmente os recebeu e com quem pretendemos manter contacto. Desde já o agradecemos. O nosso muito bem-haja.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar num local agradável e no âmbito do módulo de Recursos Faunísticos, diversas técnicas de maneio animal em estabulação e regime livre. Consolidaram assim os seus conhecimentos, sobretudo acerca do gado equino e avícola, através da observação das diferentes raças e linhagens com diferentes objetivos, tais como lazer e produção de carne e ovos, para uso particular.

 


 

Itinerário Ambiental de Santa Bárbara “Sol Nascente”, “Entre a Serra e o Mar”
   itenerarioambiental No dia 5 de maio, durante a manhã, os alunos do 10.ºE, do curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, realizaram o Itinerário Ambiental de Santa Bárbara, no âmbito das disciplinas de Qualidade Ambiental e Projetos em Ambiente. Foram acompanhados pelos professores Ana Paula Almeida, Fernando Matos e Lúcia Baptista, tendo como guia o professor José Melo, a quem agradecemos a disponibilidade.
Pretendeu-se promover a transversalidade curricular, realizar aprendizagens significativas no local onde os alunos vivem, permitindo um conhecimento efetivo do património que os rodeia, seja ambiental ou edificado, através de objetivos inerentes à própria experiência, tendo como máxima “Pensar Global/Agir Local”. Durante o percurso, os alunos tiveram oportunidade de observar aspetos geomorfológicos, flora endémica e infestante, avifauna e património edificado.
 
 

 


 

EBS Santa Maria vence a final nacional do Young Business Talents

Mais uma vez, os nossos alunos provaram a sua determinação na participação em projetos internacionais. Muitos parabéns!

Desta vez, foram os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão, no concurso Young Business Talents, um simulador empresarial que permite praticar gestão tomando todo o tipo de decisões dentro de uma empresa.

A nossa escola participou com 5 equipas na final nacional que decorreu hoje na cidade do Porto, conquistando o 1.º lugar (equipa CHEERLEADERS), o 2.º lugar (equipa MCL) e o 5.º lugar (equipa Marienses).

A equipa CHEERLEADERS apura-se, assim, para a final internacional, em representação do nosso país.

Durante a fase de Simulação 4 equipas ganharam os respetivos grupos e 1 ficou em 2.º lugar.

A escola agradece o empenho e dedicação dos alunos e dos professores. Agradecemos, também, a imprescindível colaboração da Câmara Municipal de Vila do Porto, da Direção Regional da Juventude, das Juntas de Freguesia e das Ilhas de Valor.

Consulte o sítio do concurso:

http://www.youngbusinesstalents.com/pt/

 


 

Resultados do sorteio para a participação na final do concurso Young Business Talent

No dia 03 de Maio de 2016, foi realizado o sorteio das rifas de angariação de fundos para a final do concurso Young Business Talent, no Porto. Os números sorteados foram apurados aleatoriamente através do Microsoft Excel. 

1º Prémio – 1031 – Conjunto Caneta Romano

2º Prémio – 1309 – Tira borboto

3º Prémio – 592 – Portador de CD’s

4ª Prémio – 330 – Conjunto de louças de chá.

 


 

“Dia da Terra” na Reserva Florestal de Recreio de Valverde
 
No dia 3 de maio, entre as 10h15m e as 11h45m, os alunos do 11.ºD do curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, acompanhados do professor de Conservação da Natureza, visitaram as instalações agropecuárias do empresário Mário Batista, que amavelmente os recebeu e com quem pretendemos manter contacto. Desde já o agradecemos. O nosso muito bem-haja.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar num local agradável e no âmbito do módulo de Recursos Faunísticos, diversas técnicas de maneio animal em estabulação e regime livre. Consolidaram assim os seus conhecimentos, sobretudo acerca do gado equino e avícola, através da observação das diferentes raças e linhagens com diferentes objetivos, tais como lazer e produção de carne e ovos, para uso particular.

 


 

ProSucesso - Formação Prof. DA
 prosucesso1  prosucesso2

No âmbito do projeto ProSucesso, a oficina de formação “Matemática Passo a Passo – Estratégias de Superação de Dificuldades de Aprendizagem, no 1.º ciclo do Ensino Básico”, tem como objetivo “dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam estar preparados para reconhecer e caraterizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e aplicar estratégias de superação adequadas”.

No presente ano letivo, a implementação do projeto incide sobre os conteúdos relativos ao 1.º ano de escolaridade, sendo de extrema pertinência em apostar numa intervenção precoce das dificuldades na área de Matemática.

Neste sentido, a professora de DA Paula Sousa (professora qualificada na resolução de dificuldades de aprendizagem), conjuntamente com os titulares de turma, privilegiam as suas práticas com um leque de estratégias diversificadas, que passam pela utilização de materiais estruturados e de jogos didáticos. Assim sendo, ao longo do primeiro e segundo períodos foram implementadas diversas atividades nas turmas do 1.º ano das Escolas Básicas de Almagreira, São Pedro e Santo Espírito.

Em suma, a presente linha de intervenção visa a superação das dificuldades na Matemática, num trabalho colaborativo, regular e planeado com os professores titulares de turma do 1.º ano de escolaridade, em articulação com a oficina de formação“Matemática Passo a Passo”.

Siga o trabalho da nossa professora DA:
As atividades da Professora DA

Veja os seguintes artigos informativos:                                  

Como é que o nosso cérebro aprende Matemática?

O método de Singapura.

Os number bonds de Singapura.

As primeiras explorações da ordem das dezenas.

Artigo da Revista Criativa

 


 

Visita à Exposição Lisboa-Pequim-Lisboa
 lisboapequim
Para comemorar o dia da Terra, nada melhor do que uma viagem virtual, Lisboa-Pequim-Lisboa, na disciplina de Cidadania. As turmas B e C do 6.º ano agradecem a disponibilidade e a amabilidade do autor Pepe, "nosso conterrâneo", que os levou a locais por eles nunca imaginados, através da apresentação dos seus trabalhos, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

 


 

Olimpíadas da Física 2016
 olimpiadas1 olimpiadas2.jpg

A Escola Básica e Secundária de Santa Maria esteve presente na etapa regional das Olimpíadas de Física 2016, que decorreu no passado dia 16 de abril na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada. No escalão B, a Escola foi representada por Catarina Figueiredo, Henrique Chaves e Milton Sousa, alunos do 11.º ano. No escalão A, para alunos do 9.º ano, a equipa formada por Inês Cardoso, Matilde Costa e Pedro Soares classificou-se em segundo lugar, arrecadando a medalha de prata!


Agradece-se à Câmara Municipal de Vila do Porto o apoio à deslocação da comitiva de Santa Maria.

 


 

Comemoração do Dia Mundial da Árvore
   diaarvore Alunos do 2.º ciclo celebram o Dia Mundial da Árvore através da plantação de árvores na Escola. 

No período da manhã do dia 15 de março, cada turma do 6.º ano de escolaridade teve a oportunidade de plantar diversas árvores/arbustos -  Araucárias,  Pau Branco e Vinháticos - no recinto da nossa escola, em alusão ao Dia Mundial da Árvore. Colaboraram na iniciativa os alunos do 11.º D, orientados pelo seu professor de Conservação da Natureza. Destinado à comunidade escolar, este projeto teve a colaboração da Direção Regional dos Recursos Florestais de Santa Maria, através da cedência destas espécies vegetais à escola, que se disponibilizou, na pessoa do senhor Engenheiro Francisco Sardinha, a apoiar futuramente iniciativas idênticas. O nosso muito obrigado! Pretendeu-se envolver toda a comunidade escolar em práticas que aumentem o bem-estar na escola, como também apelar à sensibilização de todos para o embelezamento, preservação e manutenção dos seus espaços verdes/exteriores, procurando criar novos espaços de convívio para os alunos.
 
 

 


 

I Lego Fan Event

No passado dia 9 de abril, realizou-se, na AJISM de Vila do Porto, o I Lego Fan Event, que consiste em expor construções em Lego de fãs colecionadores, de todas as faixas etárias, sendo este evento o primeiro em Santa Maria e nos Açores, organizado pela turma de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

Contou-se com a presença de 15 participantes que concorreram a prémios, por faixas etárias. A adesão da população a este evento foi muito boa.

Foi feita uma parceria com a Cruz Vermelha, sendo a entrada cobrada com um quilo de alimentos de grande durabilidade, que se destinariam àquela instituição. A colaboração da comunidade foi bastante positiva, dado que se conseguiu angariar dois carrinhos de compras cheios.

O evento correu como esperado, graças a todas as pessoas e instituições que deram apoio. São feitos, por isso, agradecimentos aos professores que se dispuseram para prestar qualquer auxílio, nomeadamente com a presença do Clube de Mecanotrónica da escola, à Escola Básica e Secundária de Santa Maria que disponibilizou materiais, à AJISM que cedeu o espaço e aos seus funcionários que estiveram sempre dispostos ajudar, ao polo local da Cruz Vermelha e também à loja Água-Viva que ajudou a criar as T-shirts.

Veja a notícia do evento 
aqui.

Página do Facebook da turma sobre o evento:

https://www.facebook.com/events/179790629062397/

Página do grupo aberto do Clube Mecatrónica SMA:

https://www.facebook.com/groups/ClubeMecatronicaSMA/?fref=ts

 


 

Dia da Simpatia 2016
 diadasimpatia

♫ EU QUERIA DIZER QUE NÃO, MAS NÃO CONSIGO…♫

Como eu te compreendo!!! Só de ouvir o seu nome sinto um arrepio enorme pela espinha. O nervoso miudinho apodera-se de mim e fico “sem jeito”, qual jarra sem flores. Tudo em mim treme como gelatina. Mas, ao mesmo tempo, sinto-me leve como uma pena que esvoaça ao sabor de uma pequena brisa, ou como borboleta a voar de flor em flor. E aquela sensação estranha no estômago?! Isso então, nem te digo nada. Pois é, uma alegria imensa apodera-se do meu ser e só me apetece gritar:

                    O Dia da Simpatia está a chegar!

Prepara-te, o dia 14 de abril vai ficar para a história. Não percas este memorável acontecimento que só tem lugar uma vez por ano. Não faltes à chamada! No dia 14 de abril, pelas 10h, a EBS de Santa Maria vai estar em festa, o Mundo vai ter outra cor e a vida vai ter outro sabor.

 Agora só tens de pedir ao teu professor para te levar ao evento. Na remota hipótese de ele ou ela resistir à ideia, passa ao ataque: SUPLICA.

Em alternativa, podes elaborar uma tese com sólidos argumentos sobre o quanto ele ou ela é o(a) mais simpático(a) do mundo.

Se mesmo assim nada resultar, dá-lhe música e amacia-lhe o coração com esta sugestão musical: “https://www.youtube.com/watch?v=aGlg3S1noU8”.

Eu queria dizer que não, mas não consigo. Eu queria dizer que não, mas estou contigo.

 


 

A Rota dos 20 – Rota Eco-Escolas
 rota

A Rota dos 20 pretende comemorar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, destacando a mobilidade sustentável. Decorre simultaneamente em 20 regiões do território nacional (os 18 distritos de Portugal Continental e as duas regiões autónomas) e pretende percorrer, durante um ano, todas as Eco-Escolas de Portugal.

Na nossa ilha, esta rota decorreu entre os dias três e dez de março e iniciou-se na escola mais afastada, a EB/JI D. António de Sousa Braga, em Santo Espírito, tendo depois passado pela EB/JI de Almagreira, EB/JI de São Pedro, EB/JI do Aeroporto, Creche da Santa Casa da Misericórdia, EB/JI de Vila do Porto, e terminado na Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues.

Daqui, os alunos seguiram a pé, com a bandeira e os pergaminhos, para a sede do município, onde foram recebidos, no Salão Nobre, pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Rodrigues. Este ouviu os exemplos dos compromissos possíveis e as sugestões de todos os alunos e comprometeu-se a cumprir alguns deles, nomeadamente a construção de uma ciclovia.

A passagem de testemunhos entre as escolas da ilha fez-se da forma mais sustentável possível, como, por exemplo, a pé e de bicicleta ou utilizando o transporte elétrico (do Parque Natural) ou coletivo (da Santa Casa da Misericórdia).

 


 

Entrega dos Registos de Avaliação do 2.º Período
   pascoal

Avisam-se os pais e encarregados de educação que a entrega dos registos de avaliação do 2.º período realizar-se-á no próximo dia 21 de março, das 17H00 às 18H30. Aproveitamos para relembrar que os diretores de turma auferem de um tempo semanal para receber os pais e encarregados de educação e que é importante utilizar este tempo para acompanhar o percurso do seu educando.

O Conselho Executivo deseja a todos uma feliz Páscoa.

 
 

 


 

Provas Finais e Exames Nacionais
O período de inscrições para as Provas Finais e Exames Nacionais começa no dia 10 de março e decorrerá até ao dia 18 de março de 2016.

Lembramos os interessados que poderão consultar, no sítio do IAVE, I.P., menu Provas & Exames, todas as Informações-Prova/Exame, bem como o calendário para 2016. Poderão, também, consultar, no sítio da Direção-Geral da Educação, menu Júri Nacional de Exames – Informações e normativos legais, outras informações, legislação, circulares e normas.

Todas as informações serão, ainda, divulgadas na Escola, em tempo útil, no local habitual.

 


 

Concurso Young Business Talents
 youngbi1

“As 75 melhores empresas virtuais de Portugal vão competir num dia cheio de surpresas, no Porto, no próximo dia 06 de maio.”

Alunos do ensino secundário, do curso profissional Técnico de Gestão, ficaram apurados para a final do concurso Young Business Talents, que se realizará no dia 6 de maio, na cidade do Porto. Este concurso permitiu aos alunos aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do curso profissional - Técnico de Gestão - num simulador empresarial.
Foram a concurso 700 equipas de todo o país e regiões autónomas. A nossa escola participou com seis (6), quatro (4) das quais foram apuradas para a final do concurso, onde participam setenta e cinco (75) equipas.

Posição geral das equipas apuradas: 6º- ILHADOSOL, 30º- PICATCHU, 61º -MARIENSES e 66º - CHEERLEADERS

Para mais informações consulte o site:

http://www.youngbusinesstalents.com/pt/

youngbi

 


 

Dia da Proteção Civil
 diapcivil
No passado dia 1 de Março, das 9h às 12h, decorreu a atividade “Dia da Proteção Civil”, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil.      
Esta atividade foi realizada no recinto da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, organizada pelo Clube da Proteção Civil da Escola, composto pelos alunos da turma 11ºE, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Santa Maria, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima e Câmara Municipal da Vila do Porto.
A maior parte da comunidade escolar teve oportunidade de conhecer alguns dos meios existentes na Ilha no combate de situações de risco. Houve, ainda, espaço para uma palestra sobre suporte básico de vida, elucidando os presentes sobre alguns procedimentos importantes que podem ajudar a salvar muitas vidas. 
A atividade terminou com um exercício simulado de desencarceramento de uma viatura e posterior incêndio, onde se pôde ver mais de perto algumas das frequentes atuações dos Bombeiros. 
Gostaríamos de deixar aqui um enorme agradecimento a todas as entidades que colaboraram/participaram neste evento e esperamos ter conseguido transmitir uma mensagem de prevenção e atuação em situações de risco, reiterando o pensamento que “A proteção civil começa em todos nós!!”

 


 

Sessão de Sensibilização

No dia 2 de março, o Grupo de Informática realizou uma sessão de sensibilização no âmbito das Medidas Ergonómicas no Ambiente Educacional, com a temáticaErgonomia e Saúde Ocular na Utilização do PC, de forma a responder e elucidar os alunos para os malefícios que resultam das posições incorretas durante o trabalho em frente ao computador, ou mesmo, quando está a realizar qualquer outra tarefa. Serão essas as posturas mais adequadas? Com efeito, existem algumas posturas que podem prejudicar o nosso rendimento profissional, bem como, a nossa saúde.

Nota: link apresentação

http://prezi.com/c6cfz6ox75md/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

 


 

Hasteamento da Bandeira Eco-Escolas
 hasteamento

No dia 24 de fevereiro, hasteámos a nossa "Bandeira Verde 2014/2015", galardão recebido no dia 20 de Janeiro, às 14 horas e 30 minutos, no Auditório do Parque Natural de Santa Maria, como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido o ano letivo anterior.

De seguida, os alunos das turmas 6ºA e 10ºE estiveram na horta biológica da escola a plantar e semear plantas aromáticas e outros produtos hortícolas, acompanhados das docentes Lúcia Batista e Maria João Sousa.

Todo o trabalho desenvolvido no ano letivo 2014/2015, no âmbito do projeto Eco-Escolas, só foi possível devido ao esforço coletivo de alunos, professores, funcionários, pais, Conselho Executivo e ainda dos parceiros Câmara Municipal de Vila do Porto, Serviços de Desenvolvimento Agrário, Serviços Florestais, Ecoteca, Centro Dalberto Pombo e Junta de Freguesia de Vila do Porto.

 


 

“II Concurso Regional Palavras com História”
 palavrascomhistoria

Mais uma vez, a nossa escola participou no concurso regional “Palavras com História” promovido pela RRBE e, desta vez, o número de participantes superou, em muito, o do ano passado.

Participaram 36 alunos, dezassete do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos), quinze do 2.º ciclo e quatro do 3.º ciclo (7.º e 8.º anos). Estão todos de parabéns pelo seu esforço, dedicação e empenho na tarefa a que se propuseram cumprir.

O tema “ A liberdade” foi fundamental para os motivar a escrever. E viu-se o entusiasmo com que se prepararam antecipadamente, com a leitura de contos, de exercício de escrita e de treino na BE, de forma a poderem aperfeiçoar a sua escrita. Alguns deles tiveram até a preocupação de fazer pesquisas na Internet com ajuda dos pais e de conversar com a família sobre o tema. 

Pensamos assim ter cumprido com o objetivo deste concurso: promover o gosto pela leitura e pela escrita, valorizar a criatividade e a imaginação, desenvolver como o gosto pelos valores da identidade, da cultura e da língua portuguesas.

Esperamos que, no próximo ano, também concorram os alunos do 9.º ano. 

 

Participar é aprender,

participar é ganhar,

participar é querer ir mais além.

             

A BE agradece a todos os que se envolveram nesta atividade.

 


 

Dia da Internet Segura

O Grupo de Informática promoveu, no passado dia 24 de fevereiro, ações/atividades de sensibilização que visaram alertar os alunos do 2.º ciclo para os perigos do mundoonline e promover a utilização segura da Internet

A iniciativa contou com a colaboração dos elementos da Escola Segura (PSP), o que veio enriquecer ainda mais este projeto, e com a colaboração dos professores responsáveis pela Biblioteca Escolar.

Com este projeto, pretendeu-se formar para a cidadania, fomentar atitudes positivas face ao respeito e à convivência no espaço Web, para que as redes sociais que os jovens utilizam sejam saudáveis e livres de violência (cyberbullying), apelar à segurança online e ao uso responsável das tecnologias.

Constatou-se que, embora muitos sites (incluindo o Facebook) digam que os utilizadores têm de ter pelo menos 13 anos, o estudo mostra que os limites de idade não funcionam e os alunos contornam esse facto.

É de salientar que os riscos offline migram para o online e ENSINAR competências digitais reduz os riscos online.

http://prezi.com/g4uqtodaza82/…

 


 

Galardão Eco-escolas 2015/2016

No próximo dia 24 de fevereiro, 4ªfeira, pelas 9h, as turmas 6ºA, 6ºO e a turma do 10º E irão hastear a bandeira da Eco-escolas 2015/2016, na entrada principal da escola. Para o efeito, os alunos trarão vestida uma t-shirt verde.

De seguida, irão até à horta da escola plantar algumas sementes de produtos hortícolas e algumas plantas aromáticas, como salsa e endro.

Esta atividade encontra-se aberta a todos os que desejarem participar!

 


 

Horta biológica da escola
 horta1  horta2

Os alunos da turma 6ºO, no âmbito do projeto Eco-escolas e da disciplina de Ciências da Natureza, estão a dinamizar a horta da escola. A eles juntar-se-ão as turmas 6ºA e 10ºE.

Deste modo, no passado dia 19 de fevereiro, sexta- feira, os alunos semearam curgetes, favas, cebolinho, rabanetes, alho francês, abóboras e plantaram couves.

Fica também o nosso agradecimento ao Sr. Carlos Monteiro, responsável pela lavragem da terra.

 


 

Em Torno da Leitura
 emtornodaleitura1  emtornodaleitura2

Testemunho de boas práticas de leitura por alunos do 8º ano e sessões sobre “como fazer uma apresentação oral” por Daniel Gonçalves

       Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, os alunos do 8.º ano das turmas B e C, orientados pela professora Aldina Ramos, partilharam as suas experiências de leitura na BE.

     Para além de terem falado sobre o autor e a obra em si, os alunos mostraram aos colegas como ser criativo na apresentação de livros, encarnando o próprio autor, interagindo com os ouvintes por meio de jogos ou ilustrando uma história.
       O professor e poeta Daniel Gonçalves fez também a apresentação do seu livroSIGUR RÓS OU A ROSA TRADUZIDAPoemas de Daniel Gonçalves, em duas sessões, nas quais transmitiu aos alunos a sua própria experiência sobre como fazer uma apresentação oral com auxílio de ferramentas tecnológicas.
      Com estas atividades pretendeu-se estimular o gosto pela leitura, desenvolver a criatividade e o sentido estético dos jovens. Mas o mais importante da atividade foi a PARTILHA e a oportunidade que todos tivemos de trocar experiências.
       Os alunos Luís Moura e Pedro Amaral (8.ºB), Filipe Moniz e Nuno Barbosa (8.ºC) estão de parabéns, pois, para além de terem feito excelentes apresentações, conseguiram cativar a atenção dos colegas e envolvê-los nas leituras apresentadas.          
        Os nossos agradecimentos também ao professor Daniel Gonçalves.

 


 

Corta-Mato Regional
 cortamato

As alunas Tatiana Tavares e Carla Leite participaram, no passado dia 30 de Janeiro, no corta-mato regional, acompanhadas pelo professor Nuno Abreu.

Estas foram as representantes da Ilha de Santa Maria no escalão de iniciadas e juvenis. A prova foi realizada na ilha de São Miguel, tendo sido organizada pela Direção Regional do Desporto em conjunto com o Serviço do Desporto de São Miguel.

 


 

Concurso de Leitura Expressiva
 leitura1  leitura2

Realizou-se nesta última quarta-feira, dia 20, um concurso de leitura expressiva, tendo como participantes os alunos do 2º ciclo.  

Em relação ao ano transato o número de participantes aumentou. Esta é uma prova de que os alunos estão a interessar-se cada vez mais pela leitura.

Participaram ao todo dezanove alunos, sendo três do 5º ano A, um do 5º B, seis do 5º C e nove do 6º B.  

No 5º ano, a melhor leitura foi a da aluna Rita Botelho, a seguir a da aluna Lara Soares e, em terceiro lugar, a da aluna Maria Ramos.

No 6º ano, destacaram-se as alunas Ana Rita Medeiros (1º lugar), Luana Quadrado (2º lugar) e Maria Constança Freitas (3º lugar).

Todos são vencedores e todos estão de parabéns, porque participaram com entusiasmo e determinação. A todos será entregue um certificado de participação. No final do ano, serão entregues prémios pela sua participação nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Os professores do grupo 200 e a BE agradecem o empenho de todos os que colaboram nesta atividade.

 


        Visita à Unidade do Exército de Santa Maria

  exercito1 

Através da unidade curricular Cidadania e Mundo Atual, o docente responsável, Fernando Matos, organizou, para a turma do 9.ºD (Profij), a visita de estudo à Unidade do Exército de Santa Maria, realizando-se no 1.º período letivo, mais concretamente de 13 a 15 de novembro de 2015. 

A permanência no quartel durou desde as 18:45H de 6ª feira até às 11:00H de domingo, contando com variadas atividades relacionadas com a rotina do quartel.Apenas 4 alunos participaram nesta visita.

Em termos gerais, todos concordaram que seria de prolongar por mais tempo a estadia e que seria uma boa opção de profissão. Deste modo, podemos aferir pela positiva a avaliação da atividade

 exercito2
 

                             "Hora do código"
O Clube Mecatrónica e a Associação de Estudantes, em articulação com a BE e os professores dos grupos 430 e 550, anunciam a iniciativa "Hora do código".

A hora de código é um movimento global, atingindo dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países. Qualquer pessoa, em qualquer lugar pode organizar um evento sobre a Hora de Código. Os tutoriais da Hora do Código, com uma hora de duração, estão disponíveis em mais de 30 idiomas. Nenhuma experiência é necessária. A faixa etária vai dos 4 aos 104!

Os tutoriais são apresentados em diferentes cenários, todos com características diferentes. Há cenários para quem goste do Minecraft, do Star Wars, Flappy Bird, Angry Birds, Frozen, etc. 

De 7 a 13 de dezembro celebra-se a Semana das Ciências da Programação, em homenagem à pioneira desta área Grace Hopper
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Grace_Hopper), nascida a 9 de Dezembro de 1906.

A EBS de Santa Maria inscreveu-se no evento (aparecemos no mapa em https://hourofcode.com/us/po).

1 - Acede ao link https://code.org/learn (podes fazê-lo a partir de um PC, tablet ou telemóvel)

2 - Escolhe um cenário (usa as setas para os lados para ver outros disponíveis)

3 - Programa durante uma hora (aproximadamente)

4 - Preenche o teu Certificado final com o primeiro e último nome

5 - Envia o teu certificado para o Clube Mecatrónica (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

6 - Vê o teu certificado no Facebook do Clube Mecatrónica SMA (https://www.facebook.com/groups/ClubeMecatronicaSMA/)

                                Escola Limpa
 escolalimpa1  escolalimpa2

Os alunos da turma 6ºO, na disciplina de Ciências da Natureza, no âmbito do projecto Eco escolas, têm colaborado na limpeza dos espaços exteriores da escola e na limpeza e manutenção dos espaços verdes.Deste modo, vimos pedir a colaboração de toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários, para que mantenham a nossa escola limpa, colocando o lixo nos caixotes de lixo.

Contamos com todos!


                   Vamos Reflorestar Portugal
 reflorestar1  reflorestar2

No âmbito da semana da Reflorestação Nacional, movimento “Vamos Reflorestar Portugal”, de 20 a 27 de novembro, os alunos da turma 6ºO plantaram 20 árvores nos espaços exteriores da nossa escola. Plantaram Dragoeiros, Vinháticos, Loureiros e Camélias.

Estas árvores foram cedidas pelos Serviços Florestais de Vila do Porto.



                        Visita de Estudo ao Pico Alto

   

 

 

Visita de estudo à Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies
Foi no dia 26 de novembro, de manhã, que, acompanhados dos seus Professores Manuel Pereira e Sílvia Novais, no âmbito da disciplina de Conservação da Natureza e, em concreto, dos Recursos Florísticos, que os alunos do 11º ano do curso profissional de Técnico de Gestão Ambiental visitaram o Pico Alto. 
Com cerca de 586,84 m de altitude, o Pico Alto é o ponto mais alto de Santa Maria e o local ideal para se ter um panorama de excelência sobre toda a ilha.
Recebidos pelo Guarda da Natureza Nelson Araújo, percorreu-se parte do Grande Trilho da ilha de Santa Maria no seu percurso localizado na área protegida de espécies do Pico Alto.
A área protegida para gestão de habitats ou espécies do Pico Alto tem 1210 mil m2 e constitui uma importante mancha da vegetação Laurissilva(1), encontrando-se lá espécies tais como o louro (Laurus azorica), o azevinho (Ilex azorica), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o pau-branco (Picconia azorica), o folhado (Viburnum treleasei) e a urze (Erica azorica). É, portanto, uma das zonas dos Açores com maior diversidade destas espécies endémicas da floresta Laurissilva. 
Além disto, ainda houve oportunidade de realizar uma atividade de Geocaching com sucesso, que consistiu em “descobrir” uma cache (caixa fechada e à prova de água), com a ajuda de coordenadas geográficas acedidas através de um telemóvel (GPS) e recolocá-la “escondida”. Também se fez uma caminhada, sem sair do “trilho”, por forma a preservar o bem-estar das espécies lá existentes, bem como promover hábitos da saúde individual e coletiva dos participantes (alunos e professores).

 (1) Laurissilva – referente às ilhas atlânticas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.


II CONCURSO REGIONAL “ PALAVRAS COM HISTÓRIA

     
VEM AÍ O II CONCURSO REGIONAL “ PALAVRAS COM HISTÓRIA"

     TEMA: “A LIBERDADE”

O concurso integra quatro categorias:

– Primeira categoria – alunos do 1º ciclo: 3º e 4º anos

– Segunda categoria – alunos do 2º ciclo: 5º e 6º anos

– Terceira categoria – alunos do 3º ciclo: 7º e 8º anos

– Quarta categoria – alunos do 3º ciclo: 9º ano

Prémios por categoria:

ü  Um tablet

ü  Obras de literatura adequadas à idade 

Participar é aprender, participar é ganhar, participar é querer ir mais além.

Inscreve-te!

                                                            RRBE


 Concurso Logótipo do Clube Mecatrónica

     
O Clube Mecatrónica da nossa escola está a dinamizar um concurso que visa a criação do seu logótipo. 
Este concurso é aberto a todos os alunos da Escola Básica 2,3 / S Bento Rodrigues. O trabalho consiste num desenho criativo, que deverá ser entregue em suporte papel, até ao dia 11/12/2015. Deve estar devidamente identificado com o nome, número, ano e turma do aluno. 
Consulta a informação afixada na escola para saberes mais informações.

Participa e sê criativo!

Thanksgiving 2015

     
Na quarta quinta-feira de Novembro, os americanos celebram o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).Nesse dia, as famílias e amigos reúnem-se para partilharem uma refeição tradicional e agradecerem o ano que passou.Este ano, o Thanksgiving é no dia 26 de novembro. Então, junta-te a nós, aprecia a exposição sobre o tema e almoça na cantina da escola.Compra a tua senha na máquina com 4 dias de antecedência. Uma refeição especial espera por ti.

É um dia de festa, vamos todos comer na escola.

  
 

 


Halloween 2015

     

Clique aqui para visualizar o filme:”Halloween 2015 /2016”

 
No dia 29 de outubro, o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrou o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes, símbolos, filmes e músicas alusivas à época e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Após apreciação pelo júri foram premiadas as seguintes abóboras:

Quadro Classificativo

1º Ciclo

1º Lugar: Martim Quadrado           EB/JI do Aeroporto

2º Lugar: Sabrina Freitas               EB/JI do Aeroporto

3º Lugar: Alunos do 1º e 4 ano          EB/JI D. António de Sousa Braga

2º Ciclo

1º Lugar: Pedro Duarte do 6º A

2º Lugar: Ana Rita Medeiros, Constança Freitas e Raquel Chaves do 6º A / B

3º Lugar: André Silveira do 6º B

3º Ciclo:

1º Lugar: Saulina Batista do 7º A

2º Lugar: Isabela Quadrado do 9º B

3º Lugar: Sara Sousa do 7º D

Prémios de originalidade:

  •  Daniela Estrela da Escola do Aeroporto
  •  Luana Quadrado do 6º B
  • Gonçalo Simões do 9º A
  • UNECA: Jéssica Moura, Carlos Costa, Diana Dias, Francisco Soares, Elizabete Simão, Rodrigo Freitas e Wilson Figueiredo.

 

Halloween1

Halloween2

No dia 29 de outubro (5ªfeira) o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrará o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes e símbolos alusivos à época e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Participam na decoração da escola e das abóboras as docentes e os alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3ºciclos do Ensino Básico.A organização deste evento convida toda a população a visitar a referida exposição desde as 8 h 30 até às 15 horas.

 


Feira das Sopas
     
 A Equipa de Saúde Escolar, o grupo de Biologia e Geologia e a docente Maria João Sousa organizam, no próximo dia 16 de outubro, das 12:00 às 14:30 horas, mais uma edição da "Feira das Sopas".
A Feira, aberta a toda a comunidade mariense, tem como principal objetivo incentivar a comunidade, principalmente os mais pequenos, a consumir sopa, pelos diversos benefícios que traz para a saúde.Contamos com a sua presença!

 


Horários Escolares e Turmas Definitivas 2015/2016

     
 Avisa-se a comunidade escolar que já se encontram disponíveis os horários e as turmas definitivas para o presente ano letivo. Aceda ao menu alunos e selecionehorários ou turmas para visualizar.Um bom ano letivo!

 


Arranque do ano letivo 2015-2016

     
 
Dia 14 de setembro - Dia ProSucessodedicado à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação e Cultura.

Dia 14 de setembro – Receção aos alunos do 5º ano, às 10H30.

Dia 15 de setembro – Início da atividade letiva, às 8H30 (para todos os níveis de ensino).

Dia 15 de setembro – Cerimónia de Abertura do Ano Letivo, às 10H30, com a entrega dos prémios aos alunos de excelência.