diadoprosucesso


Informa-se que:
Decorrente dos resultados das colocações da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior 2019/2020, somos a informar de que os candidatos residentes na Região Autónoma dos Açores, colocados em instituições do Ensino Superior no Continente ou de outra Região Autónoma, podem realizar, num prazo especial, a matrícula e inscrição na Universidade.
Neste sentido e, tendo em conta, a proximidade da divulgação oficial dos resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (próxima 2.ª feira – 9 de setembro), relembramos, à semelhança dos anos anteriores, que os alunos que venham a obter colocação na 1.ª fase e, seguintes, do concurso nacional e que pretendam usufruir da prorrogação do prazo de matrícula devem remeter a Declaração de intenção de matrícula, a estes serviços.
Para maior segurança e tranquilidade, os alunos colocados na 1.ª fase, devem entregar a Declaração, até ao dia 12 de setembro.
As declarações devem ser remetidas à DRE, diariamente, para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Segue-se a minuta de declaração de intenção de matrícula.

MinutaAcessoEnsinoSuperior

 


Divulga-se a informação recebida da Direção Regional da Educação:
PRÉMIO DE MÉRITO DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA – ESCLARECIMENTO
Considerando que brevemente serão publicadas as listas de colocação da 1.ª fase, para ingresso no ensino superior (9 de setembro de 2019), relembra-se que se encontra em vigor a Resolução do Conselho do Governo N.º 54/2019, de 8 de abril, que institui o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior.
Trata-se de um Prémio no valor individual de €500, que se destina a apoiar o ingresso no ensino superior por estudantes da RAA, excluindo o ensino à distância.
Podem candidatar-se os estudantes que residam permanentemente na Região Autónoma dos Açores há pelo menos 3 anos, que durante esse período estiveram inscritos, frequentaram e concluíram o ensino secundário em estabelecimento de ensino na Região e que nunca estiveram matriculados no ensino superior.
Os estudantes ou os respetivos encarregados de educação, no caso dos candidatos serem menores de idade devem apresentar a candidatura ao Secretário Regional da Educação e Cultura, obrigatoriamente, através do mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Podem ser obtidos no Portal da Educação - (https://edu.azores.gov.pt/…/premio-de-merito-de-ingresso-n…/) um documento com respostas às perguntas mais frequentes, a minuta para a candidatura ao referido Prémio e o requerimento.

 


CEJRaposo

João Raposo, vencedor do Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens - Fase Regional (2019), na categoria multimédia, recebeu hoje, dia 24 de julho, das mãos da Presidente do Conselho Executivo da EBS de Santa Maria, Carla Roque, o tablet e os livros relativos ao primeiro lugar alcançado. O tablet foi oferta da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e os livros foram oferta da Direção Regional da Educação. Irá receber, ainda, um cartão Interjovem (oferta da Direção Regional da Juventude). Parabéns João!


CEIQuadrado

Os alunos Isabela Quadrado, João Raposo e Pedro Amaral, vencedores do concurso "Os Jovens, a Europa, o Futuro", na presença de todos os elementos do Conselho Executivo da EBS de Santa Maria (Carla Roque; Neide Pedroso; Susana Castanho), entregaram hoje, à Coordenadora da Biblioteca da EBS de Santa Maria (Dulce Teixeira), 15 livros relativos ao prémio conquistado. Os livros foram oferecidos pelo Senhor Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas que foi, igualmente, o promotor do referido concurso.


Manuais Escolares

Informamos todos os pais e/ou encarregados de educação e alunos de que devem devolver os manuais do ano letivo 2018/2019 até 9 de julho (terça-feira). 
Os pais e/ou encarregados de educação e alunos que pretendam requerer os manuais para o ano letivo 2019/2020 devem fazê-lo também até 9 de julho (terça-feira).
Podem consultar os manuais adoptados na página da nossa escola. 


Matrículas

Informamos que as matrículas para os 10.º e 12.º anos de escolaridade serão nos dias 2 e 3 de julho.


CE


No dia 28 de maio, a Biblioteca Escolar recebeu os livros da proposta vencedora de 2018 do Orçamento Participativo Jovem Escolar (OPJE), uma proposta do aluno Gonçalo Moreira. O Vice-presidente da Autarquia, Ezequiel Araújo, no seu discurso durante a entrega dos livros, informou que os cinco mil euros ajudaram a robustecer a nossa biblioteca com 443 livros e congratulou o aluno pela sua proposta, bem como incentivou os jovens a participarem neste tipo de iniciativa, para que o Município continue a apoiar “ideias com futuro e com retorno”.

Livros


A Associação de Jovens Açorianos Unidos Pelos Açores, cuja missão é colaborar para o bem-estar dos jovens que se ausentam para estudar no continente português, elaborou um kit que permite aos estudantes ter acesso a conhecimento relevante para a nova etapa académica.
Seguem os links para o vídeo que dá a conhecer o trabalho da associação e do site online onde estarão acessíveis os kits com mais pormenores e outras informações pertinentes.

Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=mVX7uDdruB8

LinK Site oficial da Jaupa: https://jaupa.com/

Página de Facebook da Jaupa: https://www.facebook.com/associacaojaupa/

Disponibiliza-se ainda o vídeo neste link:
https://eduazoresgov-my.sharepoint.com/…/EeFVIUTYb9NBgkqxGo…


Os nossos alunos estão de parabéns! Veja o vídeo vencedor do Concurso de Trabalhos Multimédia 2019, alusivo ao tema "Os jovens, a Europa, o futuro", inserido no Programa Cidadania Europeia, no âmbito das comemorações do Dia da Europa (9 de maio). O vídeo foi emitido na RTP-Açores no dia da Europa. Os alunos Isabela Quadrado, João Raposo e Pedro Amaral (equipa Cagarros Europeus) e o professor responsável, Rui Quadrado, serão premiados com uma viagem a Bruxelas. Serão, ainda, oferecidos quinze livros à biblioteca escolar. Muitos parabéns!


 convitediaeuropa


Dia 9 de maio - Dia da Europa

europa2019


Realizou-se, no passado dia 30 de março de 2019, a Prova da Fase Regional das Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2019, com a participação de três alunos da turma do 11.º A - Catarina Vieira, Joana Araújo e Pedro Amaral. Os resultados destes três alunos foram hoje divulgados e são motivo de orgulho para toda a comunidade escolar mariense. Destaque especial para o apuramento da aluna Joana Araújo que obteve a melhor classificação da Região Sul e Ilhas, pelo que irá disputar a Fase Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas da Geologia nos dias 1 e 2 de junho de 2019 no Centro de Ciência Viva de Estremoz. 
Muitos parabéns aos nossos GEOALUNOS! 
O professor responsável pelas Olimpíadas Portuguesas da Geologia na EBS de Santa Maria foi o professor Pedro  Batista.

geologia


http://www.dge.mec.pt/informacoes-1
Consulte aqui as informações sobre as provas e exames 2019.


Informam-se os interessados que estão afixadas, em local próprio na escola, informações constantes da Norma 02/JNE/2019 relativas a provas e exames. Mais se informa que os modelos para utilização por parte dos encarregados de educação e alunos se encontram disponíveis, em formato digital, em http://www.dge.mec.pt/modelos


participativos


Parlamento dos Jovens 

Grande participação dos nossos alunos. Muitos parabéns a todos!

 


Pré-requisitos 2019

Informa-se que o prazo para a inscrição nos pré-requisitos está a decorrer de 11 de março até ao dia 29 de março. 
O mapa de correspondência dos pré-requisitos e os respetivos regulamentos encontram-se disponíveis na página da Direção-Geral do Ensino Superior em: http://www.dges.gov.pt/guias/preq_grupo.asp

Lembramos que o prazo de inscrição para as provas finais e de equivalência à frequência do ensino básico, bem como, para os exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário, para a 1.ª fase, decorre até 18 de março.


partilhas a quarta banner

Práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e do projeto eTwinning. A ERTE/DGE agendou um conjunto de videoconferências, online – Partilhas à Quarta.

Em cada uma das sessões, decorrem duas partilhas relacionadas com cenários de aprendizagem e com projetos eTwinning, desenvolvidos nas escolas em contexto curricular, de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, abrangendo uma série de temáticas variadas ("A Metodologia de Trabalho Colaborativo na Promoção do Sucesso Educativo", "Educação para a Cidadania", "Articulação Curricular", CTEAM, "Perspetiva das Direções das Escolas no Apoio a Projetos de Inovação Pedagógica").

As apresentações terão a duração de 15 a 20 minutos, seguindo-se 10 minutos para respostas a questões dos participantes.

As sessões têm uma periodicidade mensal e realizam-se às quartas-feiras, das 20h às 21h, hora dos Açores, com uma duração máxima de 1 hora, de acordo com as datas definidas no programa das sessões:

http://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta-sessoes.

Para participar basta aceder ao link da videoconferência, disponível para cada sessão de apresentação. As gravações das videoconferências ficarão disponíveis nos canais da ERTE/DGE.

Com esta iniciativa, pretende-se criar um espaço de partilha e de reflexão sobre práticas pedagógicas que poderão contribuir para que o aluno alcance o preceituado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro, na videoconferência acessível pelo endereço https://dge-me-pt.zoom.us/j/557459992, serão apresentados dois projetos no âmbito das CTEM:

"RobotsSchool" (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de Cristina Brás e de Fernanda Alvega, professoras no Agrupamento de Escolas de Batalha;

"CTEM with Robots and ICT" (eTwinning), da responsabilidade de José Soares, do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria. "Registo dos Clubes de Programação e Robótica - 2018/2019”.


JD2019

Escola Básica e Secundária de Santa Maria vence o concurso de ideias para o logótipo dos Jogos Desportivos Escolares 2019. 

O trabalho foi realizado pelo aluno Flávio Resendes da turma 11.ºE, coordenado pelo professor Agostinho Azevedo.


PJovem2019


Orçamento Participativo Jovem 2018

No passado dia 10 de dezembro decorreu a cerimónia de apresentação das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2018.
No âmbito escolar, venceu a proposta do aluno Gonçalo Moreira que visa a aquisição de livros de leitura obrigatória para a Biblioteca Escolar, no valor de € 5.000,00.
No âmbito municipal, uma das vencedoras foi a proposta da aluna Carina Viveiros para a aquisição de meios de arrumação e material informático para as nossas escolas do pré-escolar e 1.º ciclo, no valor de € 7.000,00. 
A restante verba (cerca de € 3.000,00) será investida na segunda proposta mais votada dos alunos Félix Aveiro, José Resendes e Rodrigo Oliveira que propõem um reforço de computadores e jogos de tabuleiro para a Biblioteca Municipal.


visitaestudo


Clube Europeu da EBS de Santa Maria alcança o primeiro lugar 

Clube Europeu da EBS de Santa Maria alcança o primeiro lugar do prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas. O valor monetário do prémio reverterá para a escola, para a aquisição de materiais educativos para o estudo do oceano. Todos os membros da equipa ganharão uma experiência de mar. A equipa vencedora ganhará, ainda, uma visita ao navio de investigação "Mar Portugal".
Aqui fica o vídeo vencedor. Muitos parabéns a todos!

 
 

 

Dia da Escola

No próximo dia 27 de novembro, comemoramos o dia da escola. Esse dia será marcado por atividades desportivas e pela cerimónia de entrega de prémio de excelência e quadro de honra. Convidamos os pais e encarregados de educação a estarem presentes nesta cerimónia que decorrerá pelas 11:00h, na sala de alunos.


Exercício de Simulação

O Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria informa que até ao final do mês de novembro de 2018, irá decorrer um exercício de Simulação do Plano de Segurança Interna na Escola, tendo como cenário a ocorrência de um sismo seguido de incêndio. 


 Feira das Sopas

No próximo dia 16 de outubro, das 12:00 às 14:00, a nossa escola realizará mais uma edição da Feira das Sopas. O conselho executivo agradece a colaboração de todas as entidades envolvidas na concretização deste evento. Venha comemorar connosco o dia mundial da alimentação. É nosso convidado!

Isabela1lugar


Turmas e Horários

O Conselho Executivo informa os alunos, pais e encarregados de educação que as turmas e horários já se encontram afixados na escola. Os horários estão igualmente disponíveis no sítio da internet da escola.


Ano Letivo 2018-2019
14 de setembro - Dia do ProSucesso; receção aos 5.º anos
17 de setembro - Início das aulas para todos os anos letivos
14 de dezembro - Final do 1.º período
3 de janeiro a 5 de abril - 2.º período
23 de abril - início do 3.º período
5 de junho - final do ano letivo para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos
14 de junho - final do ano letivo para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos
21 de junho - final do ano letivo para a educação pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º anos.


O Conselho Executivo informa os pais, encarregados de educação e alunos que a entrega das avaliações para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos e para as turmas E e F do 9.º ano decorrerá na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, das 16:30h às 18:00h
Mais informamos que todos os encarregados de educação serão individualmente contactados.


O Conselho Executivo informa que no próximo dia 12 de julho, das 16:30 às 18:00, haverá entrega das avaliações para os seguintes anos/turmas: 
-9.ºA, 9.ºB, 9.ºC e 9.ºD
-11.ºD e 11.ºE

Mais se informa que as matrículas para os alunos que frequentarão o 10.º e 12.º ano terão lugar no próximo dia 16 de julho, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30.

A divulgação destas informações foi feita através dos diretores de turma que contactaram individualmente os encarregados de educação/alunos e, também, através da página do Facebook da escola.


O conselho executivo convida a comunidade escolar a participar e assistir à atividade EXPO ESCOLA que se realizará no dia 8 de junho de 2018, sexta-feira, das 18:00h às 24:00h, no Jardim Municipal, com o seguinte programa:
- às 18:00h, abertura das exposições dos trabalhos dos alunos, na Igreja das Vitórias;
- às 21:00h, arraial com barraquinhas dos finalistas, atuações de teatro e poesia nos claustros da Câmara Municipal e atuações de grupos musicais no palco exterior.


convitediacriaca


KOHA

Pode fazer o download da aplicação  nos seguintes links:  IOS - QRCapture        Android - QR Code Reader


oparticipativo1  oparticipativo

No âmbito do Orçamento Participativo Jovem, a Associação de Estudantes da nossa escola apresentou uma proposta de “Renovação do Parque Informático da EBSSMA”, a qual foi aprovada. 

No dia 3 de maio, pelas 16 horas, no Salão Nobre da CMVP realizou-se a cerimónia de entrega do referido material informático (projetores e telas de projeção), que vai dotar a nossa escola de mais recursos. 

A Escola agradece à Câmara Municipal e à Associação de Estudantes o seu contributo e empenho neste projeto.

 


A turma do 6ºA vem, por este meio, convidar a comunidade escolar a participar no Dia Azul nas Escolas que se realizará na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, e, ao mesmo tempo, celebrar o trigésimo oitavo aniversário internacional da Make-A-Wish.

Em dezembro do ano passado, a comunidade escolar respondeu ao nosso apelo: com a venda das estrelas Make-A-Wish, conseguimos angariar duzentos e cinquenta euros e, assim, ajudámos aquela fundação a realizar os desejos de crianças e jovens que sofrem de doenças graves.

Desta vez, o nosso objectivo é gravar um vídeo com base na música “Quero ser quem eu quiser”, o hino da Make-A-Wish Portugal, e incluir imagens da celebração do Dia Azul nas Escolas no nosso estabelecimento de ensino. Assim, convidamos todos e todas para, na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, vestirem uma peça de roupa azul e virem cantar connosco os parabéns à Make-A-Wish, na sala de alunos, durante o intervalo das 10h:00.

Apareçam! Vamos ajudar a transformar a vida das crianças e jovens que sofrem de doenças graves, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança, ajudando-as a realizar os seus desejos!

Link - Concurso dia azul nas escolas


Na próxima 4.ª feira, dia 28 de fevereiro, pelas 9:30h, o escritor Pedro Seromenho estará na Igreja das Vitórias para um encontro entre o escritor, os alunos do 1.º ciclo e pais e encarregados de educação. Alguns títulos do escritor encontram-se à venda na Papelaria Ricardo. 

 convite

(convite)


pjovenspedro 


PJovens


t0

t1

t2

t3

t4


MAIS UM PRÉMIO PARA UMA ALUNA DA NOSSA ESCOLA

A aluna Isabela Quadrado recebeu o 3º prémio no concurso  nacional de Textos de Amor 2017, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa.  De referir que é a primeira vez que participantes das regiões autónomas são distinguidos com prémios.

Como referimos no nosso blogue, em fevereiro este  concurso promovido pelo Museu Nacional da Imprensa,  procurava encontrar textos de amor originais e tem vindo a decorrer anualmente desde 2001. Nas nove primeiras edições contou com a participação no júri do escritor Manuel António Pina. 

 textosdeamor 

Para saber mais aceda à página  Museu da Imprensa

Parabéns à Isabela. Continuação de bom trabalho.


Clube Europeu da Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Criado a 25 de outubro de 2017

Coordenador: Rui Quadrado

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Podem aderir ao Clube todos os alunos e professores que frequentem a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, desde que cumpram o respetivo regulamento.

 

PEDE NA REPROGRAFIA DA ESCOLA A TUA FICHA DE INSCRIÇÃO E ENTREGA-A PREENCHIDA E ASSINADA AO PROFESSOR RUI QUADRADO OU AO SENHOR GUALTER DA REPROGRAFIA

Nota: No âmbito das diversas atividades do Clube Europeu da EBS de Santa Maria, poderão ser captadas e divulgadas imagens (fotografias e vídeo) dos alunos envolvidos nessas atividades. As imagens poderão ser divulgadas na internet, redes sociais e televisão. A inscrição no Clube Europeu da EBS de Santa Maria pressupõe, por isso, que todos os envolvidos têm conhecimento deste facto e que os encarregados de educação ou representantes legais dos alunos participantes consentem a recolha e utilização de eventuais imagens dos respetivos educandos.

PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018

- Participação em programas e projetos europeus:

ü  Parlamento dos Jovens;

ü  Concurso Euroscola;

ü  Concurso Dia da Europa;

ü  Concurso dos Clubes Europeus.

- Celebração de datas:

ü  9 de maio – Dia da Europa.

- E outras atividades relacionadas com os objetivos e linhas orientadoras do Clube.

Nota: Também podes obter informações na página do facebook do Clube Europeu da EBS de Santa Maria.


thanksgiving2017


Halloween 2017 /2018

 

No dia 31 de outubro, o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrou o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes, símbolos, filmes, músicas, “barraquinha” com doces e salgados ornamentados à época, da responsabilidade dos Finalistas, dramatização de um conto dinamizado pela Biblioteca escolar, A Bruxa Mimi e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Após apreciação pelo júri foram premiadas as seguintes abóboras:

Quadro Classificativo

1º Ciclo

1º Lugar: João Costa             EB/JI do Aeroporto (3º ano)

2º Lugar: João Costa             EB/JI do Aeroporto (1º ano)

3º Lugar: Sabrina Duarte        EB/JI do Aeroporto

 

2º Ciclo

1º Lugar: Samuel Sousa, Bernardo Resendes e Margarida Reis do 6º B e D

2º Lugar: Pedro Barbosa do 5º C

3º Lugar: Daniela Correia do 6º C

 

3º Ciclo:

1º Lugar: Joana Freitas do 7º C

2º Lugar: Andreia Sousa e Rute Andrade do 9º B

3º Lugar: Pedro Ferreira do 9º A

 

Prémios de originalidade:

  •  Luana Chaves da Escola do Aeroporto
  •  Simão Costa do 5º A

hallowen2017


“Feira das Sopas”

No dia 13 de outubro de 2017, realizou-se na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, a “Feira das Sopas”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Os principais objetivos desta atividade foram promover o consumo de sopa e desenvolver hábitos de uma alimentação saudável na comunidade mariense.

Para a realização desta atividade foi essencial o contributo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que contribuiu com diversos materiais essenciais à realização desta Feira e participou com Sopa de Cenoura e Canja de Galinha; do Curso Profissional de Gestão com Sopa da Folha de Batata Doce; da Associação de Pais do 2º e 3º ciclos com Sopa de Grão de Bico com Chouriço; da Associação Salvaterra com uma Sopa de Chícharos; da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria que participou com a Sopa de Ervilha e Frango; do Ginásio Akrobat com a Sopa de Tomate; do Recolhimento de Santa Maria Madalena com a Sopa de Ovo; da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto com Creme de Ervilha; do Regimento nº2 – Destacamento de Santa Maria - com uma Sopa de Peixe e a turma da UNECA com uma Sobremesa Saudável (gelatina e iogurte).

Os restaurantes que participaram foram o Bar dos Anjos com a Sopa de Fava; Os Marienses com a Sopa Juliana; O Pipas com Sopa de Cenoura; o Tropical Fast Food com o Creme de Cenoura; Mesa d´8 com a Sopa de Legumes e Moon Light com a Sopa Ministroon.

A Junta de Freguesia de Vila do Porto cedeu material de hotelaria (pratos e terrinas) necessários à realização do referido evento.

A Câmara Municipal de Vila do Porto cedeu as mesas de piquenique e o autocarro, o que permitiu a vinda dos alunos do 1ºciclo da Freguesia de Santo Espírito à Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

As Escolas do JI/1ºciclo do Aeroporto, de Almagreira, São Pedro e Vila do Porto comemoraram o Dia da Alimentação nas suas instalações.

Além destas parcerias essenciais à realização do evento, foi importante o contributo de vários docentes, funcionários e alunos que participaram na dinamização da Feira das Sopas.

A equipa agradece a todas as instituições, restaurantes, funcionários, professores e alunos que colaboraram na realização deste evento, e ao Conselho Executivo que acarinhou a iniciativa, prestando apoio e uma grande abertura na organização e nos pedidos solicitados, não colocando qualquer tipo de obstáculo.

FeiraSopas2017 

 


Aluna da EBS Santa Maria conquista

2.º lugar no concurso literário nacional “A Ética na Vida e no Desporto”

Isabela

                                              

A aluna Isabela Quadrado, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, classificou-se em segundo lugar na V edição do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto”,  promovido pelo Instituto Português do Desporto e  Juventude.

Este ano, pela primeira vez, um aluno dos Açores viu a sua participação ser premiada neste concurso que se destina a alunos do ensino secundário e visa estimular a produção de trabalhos escritos relacionados com a Ética na Vida e no Desporto, galardoando aqueles que apresentam melhor qualidade.

O concurso literário integra-se nas atividades dinamizadas no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, do qual a Direção Regional do Desporto é um dos parceiros institucionais para a sua implementação, e conta com o apoio do Jornal Desportivo “A Bola”, da Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar, da Direção - Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e do Comité Olímpico de Portugal.

Isabela Quadrado irá receber o galardão na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, nas instalações do Jornal “A Bola”, em Lisboa, numa cerimónia em que estará presente o Diretor Regional do Desporto, António Gomes.  (Fonte: GaCS/DRD)


Informação: calendário escolar

1.° período: de 13 de setembro a 15 de dezembro
2.° período: de 3 de janeiro a 23 de março
3.° período: de 9 de abril a:
                        6 de junho - para o 9.°, 11.° e 12.° ano
                        15 de junho - para o 5.°, 6.°, 7.°, 8.° e 10.° ano
                        22 de junho - para o pré-escolar e 1.° ciclo

O dia 13 de setembro é o Dia do ProSucesso. As atividades letivas iniciam-se no dia 14 de setembro em todas as escolas.

Um ótimo ano letivo!

ANO LETIVO 2017/2018


MATRÍCULAS ENSINO SECUNDÁRIO

Informamos os pais, encarregados de educação e alunos que as matrículas para o ensino secundário decorrerão nos dias 10 e 11 de julho, das 9H30 às 12H00 e das 14H00 às 16H00, na sala de alunos da Escola Bento Rodrigues.


Alunas da Escola Básica e Secundária de Santa Maria são as vencedoras do concurso regional multimédia do Dia Da Europa 2017

A equipa mariense 'European Girls', constituída por Cristina Costa Moura, Isabela Luna Raposo Quadrado e Joana Moura Lisboa, sob a coordenação do professor Rui Quadrado, venceram o concurso multimédia 2017 do Dia da Europa.

Os elementos da equipa premiada tiveram a oportunidade de visitar as principais atrações turísticas da cidade de Barcelona, como o Aquarium, o Estádio Olímpico, a Basílica da Sagrada Família ou a Casa Batlló e La Pedrera de Gaud.

Muitos parabéns!  


 FIRST LEGO LEAGUE

lego

lego1

Muitos parabéns!


A Escola Básica e Secundária de Santa Maria convida toda a comunidade escolar a estar presente na comunicação de D. Ximenes Belo sobre Direitos Humanos e Igualdade.

DXimenesBelo


Olimpíadas da Física

No dia 29 de abril, a escola participou na fase regional das Olimpíadas da Física, que decorreu na Universidade dos Açores, tendo sido representada pelos alunos Diogo Babo (9.ºA), Joana Araújo (9.ºA) e Pedro Amaral (9.ºB), acompanhados pela docente Maria Natália Sousa. Devido ao empenho e dedicação dos alunos, esses alcançaram com todo o mérito, o primeiro lugar no escalão em que participaram. Desde modo, irão representar a Região dos Açores, na fase Nacional, que decorrerá nos dias 2 e 3 de junho, em Lisboa.

A escola está de parabéns.


youngbi

Durante os últimos meses, os nossos alunos do ensino profissional de Gestão estiveram a competir com equipas de várias regiões nacionais, ficando apuradas 2 equipas para a final Nacional do Concurso Young Business Talent.

Nesta fase final, a realizar-se no dia 8 de maio, na cidade do Porto, participarão as 75 melhores empresas do país.

As duas equipas que nos representarão são: Marienses V2, constituída por Sara Freitas, Micaela Vieira e Júlio Maciel, e 4ThPower, constituída por Micaela Santos, Maria João Monteiro, Mafalda Melo e Alexandre Madeira.

A nossa participação conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, da Direção Regional da Juventude, através do programa Bento Gois, da empresa Ilhas de Valor, SA.


youngbi

No âmbito da participação dos alunos do curso profissional de Técnico de Gestão, na final nacional do concurso Young Business Talent, foi organizado um sorteio para angariação de fundos que se realizou no dia 3 de maio, na sala E5, com os alunos do curso, no site RANDAM.ORG.

Agradecemos às empresas Cabeleireiro Miranda, Clarisse Lima Make-Up Artist, Dream Nails e, também, da professora Gabriela Barata, que colaboraram com os prémios para o sorteio.

Os números sorteados:

1º Prémio –  602 (um voucher oferta de 20€ Cabeleireiro Miranda)

2º Prémio – nº 276 (um voucher oferta – maquilhagem Clarisse Lima Make-Up Artist)

3º Prémio – nº 776 (Voucher oferta Dream Nails)

4.º Prémio –  nº 214 (Desantamaria - Sabonetes Naturais Artesanais)

 


Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, celebra-se mais um Dia da Simpatia. Esta atividade é uma iniciativa do grupo de Filosofia e conta com a entrega de prémios dos mais simpáticos da nossa escola e com a animação do grupo musical Bei Credo. Venha assistir à cerimónia, a partir das 10:30, na sala dos alunos.


No dia 8 de março de 2017, decorreu, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, o workshop – Integração das ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo.
A iniciativa partiu do professor Agostinho Azevedo e teve uma apreciável adesão do grupo docente, não só por ser uma temática atual, mas também por permitir conhecer um conjunto de ferramentas extremamente versáteis de suporte à prática letiva. O formador referiu que o empenho e a motivação dos envolvidos foram notórios e apercebeu-se da desmistificação daquele preconceito em relação à evolução e uso/aplicação de novas ferramentas no processo de ensino aprendizagem.


PRÉ-REQUISITOS 2017 - INSCRIÇÕES

Para conhecimento de V. Exª e da mais ampla divulgação junto dos alunos candidatos ao ensino superior em 2017, informa-se que a inscrição nos pré-requisitos se encontra a decorrer até ao dia 10 de março p.f., estando disponível, para consulta, o cronograma das ações, o mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos na página da Direção Geral do Ensino Superior em http://www.dges.mec.pt/guias/preq.asp
Sendo os pré-requisitos da responsabilidade dos candidatos, os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.


Provas de Ingresso – Curso de Educação Básica

Em virtude de estarem a decorrer as inscrições para a 1.ª fase de exames, informa-se que, para o ingresso no 1.º ciclo de estudos do curso de Educação Básica, a partir da candidatura de 2017, inclusive, são exigidas as provas de ingresso das áreas de Português e de Matemática.

Para o efeito, a prova de ingresso da área de Português realiza-se através do exame nacional do ensino secundário de Português (código 639) e a prova de ingresso da área de Matemática exigida é a provade Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), que se concretiza através de um dos seguintes exames nacionais: Matemática A (código 635), Matemática B (código 735) ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (código 835).

Aproveita-se para informar que a presente informação se encontra disponível para consulta no Portal da Educação emhttps://www.edu.azores.gov.pt

Conforme decorre do acima referido, o elenco das provas de ingresso obedecerá às seguintes combinações possíveis:

ingresso 


exame1


VENCEDORES DO CONCURSO DE VÍDEO PROSUCESSO - O QUE É PARA TI A ESCOLA?

De entre as trinta e três candidaturas que deram entrada na Direção Regional da Educação (26 do escalão A - 3.º ciclo ou equivalente - e 7 do escalão B - secundário ou equivalente), a nossa escola foi a vencedora do escalão B.

Os alunos vencedores são: Isabela Luna Raposo Quadrado, Joana Moura Lisboa e Talia Dias Batista Machado, do 10.º ano de escolaridade.

 Entrega de prémios 

video1

Muitos parabéns aos vencedores!


treino


InternetSegura


VideoCPauloAfonso


Informa-se os pais e encarregados de educação que a entrega de avaliações do 1.º período, das várias escolas, decorrerá nas seguintes datas:

 

EB/JI Aeroporto – Dia 16/12/2016, às 18H30

EB/JI Almagreira – Dia 19/12/2016, às 11H00

EB7JI D. António Sousa Braga – Dia 17/12/2016, às 9H30

EB/JI São Pedro – Dia 19/12/2016, às 10H30

EB/JI Vila do Porto – Dia 17/12/2016, às 12H00

EB 2,3/S Bento Rodrigues – Dia 19/12/2016, às 17H00

 

O Conselho Executivo aproveita para desejar a todos umas boas festas.


Informa-se que na página da Internet do IAVE, (http://provas.iave.pt/np4/alunos_ee/)já se encontram publicadas informações gerais para professores, alunos e encarregados de educação sobre as provas de avaliação externa – provas de aferição, provas finais e exames nacionais - a realizar em 2016/2017.


thanksgiving1



videoconferencia


O Conselho Executivo informa que amanhã, dia 18 de novembro, durante o período da manhã, irá decorrer, na Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues, um exercício de simulação do Plano de Segurança Interna da escola, tendo como cenário a ocorrência de um abalo sísmico. Apelamos à vossa colaboração e lembramos que devem respeitar todos os procedimentos e as indicações dadas pela equipa coordenadora e pelas autoridades.


DiaCCINSCRIÇÃO

1)Sugere-se que os elementos da equipa não sejam todos do mesmo ano.



 thanksgiving

 

Halloween 2016 /2017

No dia 27 de outubro, o grupo de Inglês do 2º ciclo celebrou o Halloween (dia das bruxas) animando a escola com imagens, cartazes, símbolos, filmes, músicas, “barraquinha” com doces e salgados ornamentados à época, da responsabilidade dos Finalistas, dramatização de um conto dinamizado pela Biblioteca escolar, A Bruxa Mimi e ainda, com a habitual exposição de abóboras intitulada “Pumpkinmania”. Após apreciação pelo júri foram premiadas as seguintes abóboras:

Quadro Classificativo

1º Ciclo

1º Lugar: Margarida Freitas            EB/JI do Aeroporto

2º Lugar: Luana Chaves                 EB/JI do Aeroporto

3º Lugar: Diogo Resendes              EB/JI do Aeroporto

 

2º Ciclo

1º Lugar: Daniela Correia do 5º C

2º Lugar: Rita Botelho, Maia Ramos Bruna Sousa e Raquel Ferreira do 6º C / 5ºB

3º Lugar: Matilde Andrade e Luana Braga do 5º A

 

3º Ciclo:

1º Lugar: Rute Andrade e Andreia Sousa do 8º B

2º Lugar: Pedro Cabral do 7º C

3º Lugar: Carolina Tavares e Micaela Cabral do 8º D

 

Prémios de originalidade:

  •  Eva Carvalho da Escola do Aeroporto
  •  Tiago Freitas e Beatriz Melo do 5º C
  •  Luana Quadrado do 7º B

  


Mecatronica inicio

 

HALLOWEEN 

halloween

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AnuncioCM 

Ficha de inscrição

 


Informa-se a comunidade que o ano letivo 2016-2017 iniciará da seguinte forma:

• Dia 14 de setembro - Dia ProSucesso, dedicado à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar.
• Dia 14 de setembro – Receção aos alunos do 5º ano, às 10H30.
• Dia 15 de setembro – Início da atividade letiva, conforme horários das escolas (para todos os níveis de ensino).
• Dia 15 de setembro – Cerimónia de Abertura do Ano Letivo, às 10H30, com a entrega dos prémios aos alunos de excelência.

O Conselho Executivo convida os pais e encarregados de educação a estarem presentes.


 

 À semelhança do ano letivo transato, o dia 14 de setembro, Dia ProSucesso, servirá para a divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar de cada unidade orgânica.

No dia 15 já serão desenvolvidas e observadas as normais atividades letivas em todas as turmas e anos de escolaridade.

1.º Período:
                 de 14 de setembro de 2016 a 16 de dezembro de 2016

2.º Periodo:
                 de 3 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2017

3.º Período:
                 de 18 de abril de 2017 a:

                                               2 de junho de 2017 para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos

                                               14 de junho de 2017 para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos

                                               23 de junho de 2017 para a educação pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º, 4.º anos.


Interrupções letivas

      1.ª Interrupção : de 19 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017
      2.ª Interrupção: de 27 de fevereiro de 2017 a 1 de março de 2017
      3.ª Interrupção: de 3 de abril de 2017 a 17 de abril de 2017

O Conselho Executivo deseja a todos um bom ano letivo.

 

ANO LETIVO 2016/2017